Enfrentando o chumbo na Cidade do México

Prof Elizabeth Roberts
Como o chumbo está relacionado a processos sociais, econômicos, biológicos e técnicos em certas comunidades? Elizabeth Roberts nos mostra que o chumbo influencia a cultura e a vida cotidiana em bairros operários da Cidade do México. No entanto, os problemas de saúde são atribuídos pelos interlocutores, não à toxicidade do chumbo, como defendem os profissionais de saúde pública, mas aos pesticidas. Através da “bioetnografia”, um método que combina abordagens das ciências sociais, como a etnografia, e das ciências biológicas, como estudos biomédicos de longo prazo, este seminário chama a atenção para as desigualdades vividas por grupos desfavorecidos na Cidade do México, como a toxicidade presente nos alimentos devido ao uso abusivo de agrotóxicos.
Elizabeth F.S. Roberts é professora de antropologia na Universidade de Michigan, onde investiga a produção de conhecimento científico e de saúde pública e seus efeitos incorporados na América Latina e nos Estados Unidos. Atualmente, colabora com engenheiros e cientistas da saúde ambiental nos Estados Unidos e no México em dois projetos colaborativos em andamento na Cidade do México, que ela dirige: Mexican Exposures: A Bioethnographic Approach to Health and Inequality e Neighborhood Environments as Socio-Techno-bio Systems: Water Quality, Public Trust, and Health in Mexico City” (NESTSMX). Nesses projetos, ela e sua equipe traçam os processos sociais, econômicos, biológicos e técnicos que moldam a vida cotidiana, a saúde e as desigualdades em bairros de classe trabalhadora. Um dos principais objetivos do trabalho atual da Professora Roberts é o desenvolvimento da bioetnografia, um método que combina abordagens das ciências sociais e biológicas para produzir melhores conhecimentos sobre saúde e desigualdade. A Dra. Roberts também é diretora do Mexico’s Ethnographic Coding Lab, onde treina alunos de graduação em métodos de codificação qualitativa, usando materiais de seus dois projetos colaborativos multidisciplinares na Cidade do México.

Pontos de Aprendizagem

  • Qual a importância das panelas de barro na cultura local?
  • Do que essas panelas tradicionais de barro são acusadas?
  • O que dizem as mulheres trabalhadoras de classe baixa na Cidade do México sobre a toxicidade responsável pelo aumento dos casos de câncer entre suas conhecidas?
  • Qual é o desafio para a antropologia e a saúde pública ao lidar com costumes que são culturalmente localizados, mas que, aos olhos da ciência biomédica, causam intoxicação?