Dentro da edição especial da Medicine Anthropology Theory

Desigualdades Corporificadas do Antropoceno
Esta sessão de seminário abrange o conteúdo da edição especial da Medicine Anthropology Theory, editada pelo coletivo Desigualdades Corporificadas do Antropoceno e com a participação de colaboradores.
Desigualdades Corporificadas do Antropoceno (colaboração entre a UFRGS no Brasil, CIESAS no México e UCL no Reino Unido) reúne expertise ambiental, indígena, biossocial, multiespécies, de gênero e teórica em Antropologia Médica, para ampliar o engajamento interdisciplinar sobre como a época do Antropoceno impacta a saúde humana. Nosso grupo alinha interesses e expertise em diversos campos de investigação relevantes às desigualdades corporificadas do Antropoceno, incluindo gênero, justiça e poder, saúde indígena, bem-estar e sustentabilidade.

Pontos de Aprendizagem

  • Quais implicações o estudo do Antropoceno tem para a disciplina da Antropologia Médica?
  • Quais experiências corporificadas são discutidas na edição especial e como elas se relacionam com a ideia universalizante do Antropoceno?
  • A edição especial abrange cinco temas das Desigualdades Corporificadas do Antropoceno. Quais são as áreas urgentes para futuras pesquisas sobre o Antropoceno a partir da Antropologia Médica?