A Felicidade do Motociclista Não Caberá em Seu Terno

por Gabriel Herrera
Um motociclista está extremamente feliz com sua motocicleta. Ele não a emprestará a ninguém. Em vez disso, ele a “embelezará” cada vez mais. A bordo de sua motocicleta e com uma postura arrogante, ele percorre ruidosamente a selva.
Nascido em Pátzcuaro, Michoacán, Gabriel Herrera é cineasta, videomaker e acadêmico. Formou-se na UNAM e realizou diversos curtas-metragens e peças de vídeo exibidos e reconhecidos em diferentes festivais internacionais. Atualmente, é professor na Escola Nacional de Artes Cinematográficas e está finalizando um filme de ficção longa-metragem.

David Illescas nasceu na cidade zapoteca de San Juan Tabaá, na Sierra Norte de Oaxaca. Ele tem graduação em Teatro e Atuação pelo Centro Universitário de Teatro da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), formando-se com o trabalho “A Pastorela de San Juan Tabaá: um Resgate Identitário de uma Comunidade Zapoteca”. Participou de duas séries de TV, seis curtas-metragens e seis longas-metragens, entre eles, “Noche de Fuego” de Tatiana Huezo, que estreou no Festival de Cinema de Cannes em 2021. Ele estrelou o filme “Manglar, a chegada ao bosque do água” de Juan Garrafa e co-estrelou “Sin Señas Particulares” de Fernanda Valadez, que estreou no Sundance 2020. Estrelou o curta-metragem “Al motociclista não lhe cabe a felicidade no traje” de Gabriel Herrera, que estreou no Festival Internacional de Cinema de Berlim em 2021. No teatro, participou de mais de sete produções e colaborou com importantes diretores e coletivos de teatro de arte, como Hugo Arrevillaga, Mario Espinosa, Claudio Valdéz Kuri, Alberto Villarreal, Roger Bernat e Lagartijas Tiradas al Sol. Ganhou o prêmio Ariel 2021 de melhor co-ato masculino pelo filme “Sin Señas Particulares”.

Pontos de Aprendizagem

  • Que papel os objetos desempenham nas relações de poder? E nos processos coloniais?
  • Que papel as “máquinas” desempenham nas relações entre humanos e meio ambiente?
  • Na sua opinião, o que a motocicleta representa metaforicamente?
  • Por que você acha que o motociclista não quer compartilhar sua motocicleta com outras pessoas? E que efeito social esse comportamento provoca?