Modos de vida mais sustentáveis: conhecimento local e pecuária em pequena escala

por Dra. Ivana Teixeira
Você pode ver o ambiente do pampa gaúcho e os seres que se relacionam com ele no contexto de uma propriedade rural de pequeno agricultor. O tipo de habitação, algumas características dos animais e o modo de vida do pequeno agricultor gaúcho. Esses são exemplos de um modo de vida sustentável, com animais dóceis criados em pequena escala e à porta da cozinha. Ecologias saudáveis são relações humano-animal com contornos menos assimétricos do que aqueles desenvolvidos na pecuária industrial de grandes rebanhos.
Dra Ivana Teixeira é Antropóloga Médica e Antrozoologista, atuando como pesquisadora de pós-doutorado no projeto Desigualdades Corporificadas do Antropoceno, para analisar os matadouros industriais na região do pampa gaúcho, a partir de uma perspectiva multispecífica e etnográfica. Focando na relação humano-animal e na saúde humana (Doutorado) e nos efeitos corporificados  do Antropoceno na relação ecológica e localizada entre humanos e animais na cadeia alimentar industrial no Antropoceno (pós-doutorado).

Pontos de Aprendizagem

  • Quais são as características do estilo de vida do pequeno agricultor nos pampas?
  • A relação humano-animal presente nesse tipo de agricultura apresenta diferenças cruciais em relação àquelas desenvolvidas na Criação Intensiva. Como é a relação humano-animal no vídeo?
  • Os sons no vídeo referem-se ao contexto de um ambiente que ainda está preservado, mas ao mesmo tempo ameaçado pela expansão do agronegócio. Que sons você consegue identificar no vídeo?