Mulheres e o campo: O tejate em Villa Díaz Ordaz

por Dra. Gabriela Martínez Aguilar
Diante da escassez de terras adequadas para a agricultura e condicionados a um sistema alimentar de subsistência, que é combinado com um ambiente de baixa renda socioeconômica, os habitantes de Villa Díaz Ordaz, Oaxaca, especialmente as mulheres, são as que tentam compensar sua dieta alimentar cada vez mais precária por meio de suas esferas domésticas, priorizando o bem-estar coletivo da família em detrimento do individual.
De origem Mixteco-Zapoteco, a Dra. Gabriela Martínez Aguilar possui doutorado em Desenvolvimento Regional e Tecnológico pelo Tecnológico Nacional do México. Desde 2014, ela tem documentado o campo da medicina tradicional e suas práticas de cura nos Vales Centrais de Oaxaca, com o objetivo de destacar a urgência de sua proteção legal sob a perspectiva da propriedade intelectual detida pelas comunidades indígenas e seus portadores de conhecimento tradicional: curandeiros, parteiras e ervateiros. Ela também documentou algumas das respostas locais que as medicinas tradicionais em contextos rurais forneceram para enfrentar os diferentes desafios de saúde durante a pandemia de Covid-19, após terem sido deixadas de fora dos serviços médicos do governo. A partir de uma pesquisa de pós-doutorado no Centro de Investigaciones en Estudios Superiores en Antropología Social, Pacífico Sur, ela participa do projeto “Desigualdades Corporificadas do Antropoceno” e, sob a perspectiva da Antropologia Médica, busca não apenas contribuir para o estudo sobre as afetações que a atividade antropocêntrica tem causado sistematicamente no modo de vida das sociedades rurais, particularmente às mulheres e suas famílias cujas atividades socioeconômicas estão ligadas às práticas agrícolas, mas também investigar os impactos em sua saúde por meio de uma perspectiva interdisciplinar.

Pontos de Aprendizagem

  • Como as condições ambientais em Villa Díaz Ordaz afetam o sistema alimentar de subsistência?
  • Quais aspectos ambientais, alimentares, culturais e de gênero você pode identificar que foram transformados no contexto de Villa Díaz Ordaz?