O Centro para a Antropologia da Sustentabilidade CAoS

Hospedado pela Antropologia da UCL
O Centro para a Antropologia da Sustentabilidade (CAoS) é um centro de pesquisa que reúne uma ampla gama de trabalhos de excelência internacional sobre questões relacionadas à noção de sustentabilidade social, cultural e ambiental. A Antropologia na UCL, com sua abordagem de quatro campos (social, biológico, médico, material), tem uma contribuição única a oferecer para a pesquisa em sustentabilidade e para a integração de estudos multidisciplinares sobre modos de vida que não danificam os sistemas ecológicos dos quais fazemos parte e dos quais dependemos para a sobrevivência. Nossa pesquisa foca nas dimensões sociais e culturais da sustentabilidade: nas compreensões locais e globais do conceito e nas práticas vividas ao redor do mundo. Clique na imagem abaixo para saber mais.
Dr Jerome Lewis é Professor Associado na Antropologia da UCL e estabeleceu o Centro para a Antropologia da Sustentabilidade (CAoS) em 2013. A conferência inaugural do CAoS, em 2015, reuniu uma série de luminares antropológicos para refletir sobre o que a sustentabilidade significa a partir de uma perspectiva global e intercultural. As ricas reflexões publicadas em 2017 forneceram a Jerome a inspiração para desenvolver o conceito de Diversidade Florescente como uma maneira eficaz de resolver as principais crises ecológicas e éticas que a humanidade enfrenta no Antropoceno. Em 2018, o CAoS ganhou o Prêmio Newton para o Brasil com a organização indígena CTI, povos Guarani e Ashaninka das florestas Atlântica e Amazônica. Em 2019, o trabalho do CAoS promovendo justiça ambiental e sustentabilidade social na Bacia do Congo foi parte das 100 descobertas disruptivas #MadeAtUCL.

Pontos de Aprendizagem

  • Por que é necessário corporificar o princípio da diversidade ao conceito de sustentabilidade se quisermos abordar as desigualdades corporificadas do Antropoceno?
  • Como as condições de resiliência e vulnerabilidade moldam as possibilidades de vidas sustentáveis e uso de recursos?
  • Que tipo de abordagens interdisciplinares uma Antropologia da Sustentabilidade torna possível e necessária?