Rede COVID-19 Humanidades

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS-UFRGS)
A Rede de Humanidades Covid-19 do MCTI produz pesquisa qualitativa que analisa os impactos da Covid-19. Seu objetivo é subsidiar ações que considerem as implicações científicas, tecnológicas, sociais, políticas, históricas e culturais da pandemia de forma múltipla e situada. O trabalho tem sido realizado no sul, sudeste e norte do Brasil e foi dividido em duas fases: a primeira aborda a pandemia e seu impacto nas pessoas que adoecem; e a segunda trata dos impactos de ações de controle, como imunização, isolamento, tratamentos e o meio ambiente. Clique no logo abaixo para acessar o site deles.

Pontos de Aprendizagem

  • Do ponto de vista latino-americano, quais são os principais nós problemáticos ligados às desigualdades em saúde no pós-pandemia?
  • A pandemia de Covid-19 é um exemplo de desigualdade social em saúde na era do Antropoceno. Qual é a lógica por trás da exploração dos recursos naturais?
  • Vários grupos sociais foram mais afetados do que outros durante a pandemia de Covid-19. De acordo com o trabalho realizado pelo grupo de pesquisadores, você poderia nomear um desses grupos e por que eles foram mais afetados?