Rastros de Caça. Sustentabilidade e Antropoceno

Por Laura Montesi & Iván González
Estas sete cápsulas de áudio, projetadas para crianças e jovens, buscam explicar de maneira simples e concreta o que o termo Antropoceno representa e como fenômenos diversos, mas interconectados, como ondas de calor, secas, a diminuição de insetos polinizadores ou a poluição por plástico, impactam nossas vidas cotidianas. A série reflete sobre como as crises socioambientais contemporâneas afetam a saúde emocional e propõe pequenas estratégias individuais e coletivas para viver (bem) nestes tempos complexos. A série, escrita pela membro da equipe EIA, Laura Montesi, com a colaboração de Iván González (CIESAS Pacífico Sul), foi produzida e transmitida em Oaxaca em 2024 pela CORTV, Corporación Oaxaqueña de Radio y Televisión, uma mídia pública sem fins lucrativos que promove a riqueza sociocultural do estado de Oaxaca.

Clique na imagem abaixo para começar a ouvir as cápsulas de áudio em espanhol.
Laura Montesi é pesquisadora do CONAHCyT com sede no CIESAS (Centro de Pesquisa e Ensino Superior em Antropologia Social) em Oaxaca, México. Ela é antropóloga médica especializada no estudo de doenças e condições crônicas, particularmente entre populações indígenas, com foco em desigualdades em saúde. Ela entrelaça experiências vividas culturalmente fundamentadas com o funcionamento de forças estruturais maiores. Seus interesses de pesquisa incluem as interseções entre saúde, desigualdades sociais e violência, bem como alimentação, cultura e direitos linguísticos. Ela é coeditora dos livros Managing Chronicity in Unequal States: Ethnographic Perspectives on Caring (UCL, 2021) e Los huaves en el tecnoceno. Disputas por la naturaleza, el cuerpo y la lengua en el México contemporáneo (INAH-Editpress, 2022).

Iván González Márquez é formado em psicologia (UNAM) e antropologia (UAM). Nos últimos anos, seu principal tema de pesquisa tem sido a crise da civilização e a análise de cenários futuros para aconselhar a tomada de decisões. Ele tem sido assessor, designer e colaborador em projetos de agroecologia, permacultura, design hidrológico e conservação biocultural. Desde 2022, é pesquisador do CONAHCyT com sede no CIESAS Pacífico Sul. Ele foi tutor do Nó de Oaxaca no Programa Interinstitucional de Especialização em Soberania Alimentar e Gestão de Advocacia Estratégica Local (PIES ÁGILES) do CONAHCyT.

Pontos de Aprendizagem

  • Quais riscos à vida humana e não-humana são apresentados pela época conhecida como Antropoceno?
  • Qual é o lugar dos humanos no sistema terrestre?
  • Quais fenômenos climáticos, ambientais e sociais você considera estar ligados ao Antropoceno?
  • Como o Antropoceno se manifesta na sua vida diária?
  • Como você se sente em relação ao Antropoceno?
  • O que você está fazendo ou o que gostaria de fazer para contribuir para que humanos e não-humanos prosperem no planeta?